Home > Curiosidades > 5 dicas para economizar e evitar se endividar no final do ano

5 dicas para economizar e evitar se endividar no final do ano

São muitas as razões para festejar o final de ano, já que, com ele, chegam os eventos mais esperados. Além do mais, muitas pessoas tiram férias e recebem seu 13º salário.

Mas para fugir das dívidas de final de ano com tantas tentações para gastar, separamos dicas que vão te ajudar. Confira!

Além das viagens e passeios, o final do ano é um período de compras, sejam presentes para si próprio ou também presentes para outras pessoas. Sem contar nos gastos com as festas em si.

Sendo assim, as tentações são muitas e com o 13º salário em mãos, é difícil se segurar para não trocar móveis, eletrodomésticos, smartphones e outros. No entanto, é comum que muitos brasileiros se endividem nessa época.

Para não se endividar no final do ano, anote essas dicas!

1. Foque em suas prioridades

Desde cedo precisamos aprender a ter prioridades e manter o nosso foco voltado a elas. Isso nos ajuda em toda nossa vida e quando adultos, e a fugir do endividamento. Com dinheiro em mãos, faça uma lista do que é prioridade, listando por ordem de mais importante primeiro. Deste modo, se sobrar dinheiro, você poderá ir adquirindo e investindo nos demais itens. Analise, até mesmo, os gastos comuns mensais, como aluguel, prestações, alimentação, saúde, entre outros.

2. Considere quitar suas dívidas

É claro que dificilmente você vai conseguir pagar todas as dívidas, caso tenha financiamento auto e/ou residencial, entre outras dívidas altas. No entanto, pode tanto antecipar o pagamento de algumas parcelas, quanto quitar dívidas menores. Se já estiver devendo, usufrua do dinheiro em mãos para oferecer uma negociação à loja/banco. Para isso, considere pagar primeiro as dívidas com juros mais elevados, como cartão de crédito.

3. Se organize antes da virada do ano

Especialistas aconselham que o melhor é organizar as finanças assim que pegar o 13º salário e/ou ter o dinheiro das férias em mãos. Para isso, é importante ponderar os gastos que você terá no início do ano. Entre eles, IPVA, IPTU, mensalidades escolares e matrícula, seguro do carro, entre outros. Com dinheiro na mão para pagar à vista, você também consegue bons descontos.

4. Entenda que você não tem obrigação de dar presentes

Especialmente nas festas de Natal, é comum levar presentes para várias pessoas, senão, para a família toda. Se você de fato tem essa vontade e não quer abrir mão, considere em comprar gradualmente, mês a mês e pagamento à vista. Entretanto, lembre-se que essa confraternização é um momento para passar um tempo com as pessoas queridas e presente não tem que ser o foco.

5. Evite parcelamentos

São muitas as ofertas e promoções tentadoras nesse período de final do ano. Contudo, você precisa atentar-se para não cair no parcelamento. Tente comprar tudo o que precisa de verdade, pagando à vista. Não deixe de seguir as dicas já relatadas aqui, como sair distribuindo presentes e não ponderar o que de fato é prioridade. E se, realmente, precisar parcelar, considere fazer com o menor número de parcelas possíveis.

Desfrute dessas dicas e fique livre do endividamento que o final do ano traz!

fonte: financaspessoais

You may also like
3 opções saudáveis de refeições praticas e rápidas para aqueles dias de preguiça
7 dicas de Bela Gil para uma dieta saudável
Entenda o motivo pelo qual famílias brasileiras perdem a oportunidade de investir