9 universidades brasileiras que oferecem cursos online totalmente grátis

O desejo de ter uma formação e de adquirir conhecimento é algo constante, em vista que o mercado de trabalho exige bastante um nível de conhecimento aprofundado. É uma forma de se destacar entre os demais.

Com a atual comodidade dada pela internet, cada vez mais pessoas tem procurado se especializar online, e o que não faltam são instituições oferecendo isso, só que muitos acabam ficando de fora devido o alto custo.

Pensando em você que não está podendo ter gastos extras, nós vamos listar abaixo algumas universidades brasileiras que estão disponibilizando bons cursos, e o melhor de tudo: totalmente de graça.

USP

Por meio da plataforma e-Aulas USP, você tem acesso a cursos totalmente gratuitos e acessíveis, e com os professores da instituição. Além disso, núcleos da instituição também oferecem aulas gratuitas de libras, italiano ou astronomia (pelo Coursera).

Unesp

O canal Unesp Aberta é um ambiente de aprendizagem on-line e gratuito que oferece a oportunidade de formação e aperfeiçoamento em diversas áreas. Por meio também da Univesp TV, há cursos de História da Arte ou História da Música. A universidade também disponibiliza conteúdos pelo YouTube.

Unicamp

O portal e-Unicamp traz uma plataforma aberta com conteúdos livres produzidos pelos professores da instituição. Pela Univesp TV, há opções de cursos como geometria e afins.

PUC

A PUC do Rio de Janeiro tem uma plataforma gratuita com diversos cursos em vídeos e podcasts. Os temas dos cursos vão de conceitos de química a cosméticos. O projeto Condigital, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC).

UFRB

A universidade disponibiliza uma série de cursos on-line que fazem parte da categoria de Educação Continuada EAD sem tutoria. Todos são abertos à comunidade. Clique aqui para se inscrever.

UFF

O Portal de Videoaulas da instituição traz 378 aulas on-line totalmente gratuitas para qualquer pessoa acessar. Os curiosos de plantão têm a disposição cursos nas áreas de ciências da saúde, agrárias, biológicas, humanas e muito mais.

UEMA

São oferecidos gratuitamente 20 cursos em sua plataforma de aulas on-line. Há opções de cursos em diversas áreas, como agronomia, biologia, direito, educação, engenharia, filosofia, geografia, gestão e turismo.

UFRGS

A instituição oferece cursos on-line gratuitos pela plataforma Lúmina, em que os estudantes que procuram formação gratuita e de qualidade encontram oito cursos disponíveis. Confira todos os cursos no link.

ITA

Oferece cursos gratuitos por meio da plataforma de ensino on-line Coursera. Os professores que comandam as aulas virtuais são todos do ITA, instituto de ensino superior do Comando da Aeronáutica (COMAER).

E você, já escolheu qual curso vai fazer?

Leandro Mendonça

Sobre Leandro Mendonça

Administrador e fundador do site Minuto Livre. Atua em sites de entretenimento desde 2009, e contribui atualmente para o site NaTelinha.

Ver todas as mensagens de Leandro Mendonça →

Deixe uma resposta