Home > Casa e Cozinha > Aprenda a organizar a cozinha e manter uma alimentação saudável

Aprenda a organizar a cozinha e manter uma alimentação saudável

Você sabe qual é a melhor maneira de organizar a cozinha? Apesar de gostarmos de pensar que não existe ‘certo’ ou ‘errado’, existe uma maneira mais otimizada de cumprir com essa tarefa, melhorando o seu senso de bem-estar quando for cozinhar a sua próxima refeição ou organizar as marmitas para a semana.

1- Alimentos saudáveis primeiramente


A principal dica é parar de colocar os alimentos saudáveis (como frutas e verduras), escondidos na sua geladeira, em gavetas ou na porta. Deixe-os bem à vista. Desse modo, você vai se sentir motivada a comer mais esses itens sempre que abrir a geladeira e percebê-los logo na sua frente. Outra dica: use potes transparentes, assim, você consegue ver mais claramente o que tem dentro de cada um e não esquece a comida em cantos escuros e potes coloridos.

O mesmo vale para fora da geladeira. Deixe as frutas em uma cesta, em cima da mesa ou da bancada – em lugares visíveis, que você consegue perceber assim que entra na cozinha. Essa é uma maneira de condicionar você mesmo a optar por alimentos mais saudáveis e que estão à mão. Ao contrário, esconda chocolates, outros doces e salgadinhos ou bolachas que você possa ter em casa.

2- Trabalhe com rotação de alimentos


É fácil, para evitar o desperdício, lembre-se de uma regra: sempre que comprar um alimento novo, transfira os mais antigos para frente. Seja na despensa ou na sua geladeira, é importante seguir essa regra para evitar que as coisas mais antigas que você tem em casa estraguem ou sejam esquecidas. Se você comprar produtos enlatados, lembre-se de fazer o mesmo na hora de guardar os alimentos nas prateleiras, e colocar as latas mais antigas para frente, para serem usadas primeiro.

3- Saúde em primeiro lugar


Na hora de guardar alimentos que soltam líquidos (como carne) e podem contaminar outros, lembre-se de colocá-los em recipientes que mantenham esses líquidos junto do alimento e não escorram, e posicione-os na prateleira de baixo. Isso evita a contaminação entre os alimentos dentro da própria geladeira.

4- Jarros de vidro


Vai guardar alimentos secos e temperos? Reserve um tempo para organizar esses itens em potes de vidro – os vidros de palmito são ideais para essa função. Além de deixar mais visível tudo o que você tem disponível em casa, também é uma forma de organizá-los por categoria e deixar a sua despensa e armário de temperos mais bem arrumada. Ah, e vale a dica: feche bem os potes, especialmente os que contém alimentos como castanhas e farinhas, que podem estragar mais rapidamente ou atrair bichinhos.

Fonte: Divulgação/Casa Claudia

You may also like
Paredes pretas: veja algumas inspirações e ideias para você aderir sem medo
Saiba como decorar e planejar uma cozinha integrada em apartamentos pequenos
Dicas que te auxiliarão a lavar e secar roupas
Outubro Rosa: campanha oferece consultas de graça para mulheres em diversas regiões, confira