Programas Televisão Bernardo Vieira

Câmera Record deste domingo (02/12): a realidade de uma das cidades mais poluídas do Brasil

Câmera Record deste domingo (02/12): a realidade de uma das cidades mais poluídas do Brasil

Exibido pela RecordTV, o Câmera Record deste domingo (02/12/2018), fala sobre a realidade de uma das cidades mais poluídas do Brasil.

Programa investiga por que Santa Gertrudes, uma pequena cidade de 26 mil habitantes, no interior de São Paulo, é considerada há anos uma das mais poluídas do Brasil.

De acordo com as últimas três pesquisas da Organização Mundial de Saúde sobre poluição no Brasil, Santa Gertrudes aparece sempre em primeiro ou segundo lugar. Entre as dez mais poluídas, é a única com menos de 100 mil habitantes.

O grande vilão, segundo especialistas, é o excesso de carga transportada pelos caminhões de cerâmica, o que é ilegal. E os repórteres da atração flagraram muitos caminhões rodando nas estradas com carga bem acima do permitido.

Um motorista abriu o jogo sobre o esquema, sem se identificar: “O peso dele (caminhão) era de 15 mil Kg. Só que ele sai com mais de 30 mil Kg”. A principal consequência da poluição em Santa Gertrudes, que atinge principalmente os funcionários das cerâmicas, é a silicose. Uma doença progressiva, irreversível e sem tratamento.

Aposentado por invalidez, Zé Camilo mal consegue falar. Quem conversou com a nossa equipe foi a mulher, Leonor. “Ele era um homem alegre, conversava, brincava com todo mundo. Depois que descobriu a doença, meu marido acabou”, sentencia.

E mais: o sofrimento dos trabalhadores rurais expostos à queima da cana-de-açúcar, o que dizem as autoridades e o que pode ser feito para reduzir a poluição em Santa Gertrudes.

A atração está prevista para ser exibida em São Paulo, e em todo Brasil, a partir das 23h50 logo após o “Domingo Espetacular“.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.