Destaque Música Luca Moreira

Claudia Leitte lança clipe de “Saudade”

Claudia Leitte lança clipe de “Saudade”

Claudia Leitte lançou nessa quarta-feira ,30, o clipe da música “Saudade”, parceria da cantora com Hungria Hip Hop e Olodum. A data não poderia ser mais oportuna: 30 de janeiro é considerado o dia nacional desse sentimento indescritível e especial. A saudade, que não possui traduções equivalentes em outras línguas, é pano de fundo central para o novo lançamento de Claudia.

O público já pôde sentir isso com a divulgação do single em dezembro de 2018 e o clipe vem agora para sublinhar ainda mais essa linha homenagem da cantora às suas raízes, ao samba reggae e à Bahia.

Grandes referências de ícones da música baiana e internacional foram utilizadas para
exemplificar a saudade, carinho, amor, respeito e inspirações que Claudia nutre dentro de si. No clipe, há também a presença de passagens que mostram alguns shows de Claudia ao longo de seus 18 anos de carreira. A partir de releituras dos precursores do axé music Luiz Caldas e Sarajane, do episódio emblemático de Michael Jackson cantando com o tradicional bloco afro Olodum, em 1996, a música “They Don’t Care About Us” e de “Amor Perfeito”, música do Babado Novo, banda de formação de Claudia, a cantora quis falar da saudade que sente.

“No clipe, quis ilustrar em cada releitura o meu sentimento de saudade perante minha infância, minhas inspirações musicais, memórias e vivências. Vocês verão ali uma Claudia por inteiro, sem amarras, com o coração aberto, cheio de amor e gratidão. Do que você sente saudade? Eu sinto de tudo que vivi e de coisas que mesmo não estando presente, marcaram minha vida e minha carreira musical. Sinto saudade.”, comenta Claudia.

Com direção do publicitário e cineasta Chico Kertész, o videoclipe foi gravado em formato de cinema e trouxe deveras a mensagem de memórias intrínsecas e afetivas ao mesmo tempo que encontro com o novo. “A canção traz lembranças de coisas que marcaram a nossa música e a participação de Hungria Hip Hop representa o novo. A própria música fala das memórias, do abadá, da saudade, e a gente construiu um roteiro contando um pouco da história do sambareggae. É uma forma que Claudia encontrou para homenagear a Bahia e exaltá-la. É uma música que fala da Bahia, que traz a batida da gente’’, destaca o cineasta.

A atenção e cuidado a todos os mínimos detalhes provocou emoção do público. Exemplo disso, são os capacetes dos policiais militares que aparecem no videoclipe. Todos foram polidos para ficar com a mesma cor da época da gravação com MJ. Ademais, algumas fachadas de casas do Pelourinho foram pintadas novamente e a participação de uma pessoa chamou atenção: O percussionista Ubiraci Carvalho, o Bira Jackson – que dançou com Michael Jackson na época, estava lá. Mais de vinte anos depois.

As roupas de Claudia também provocaram curiosidade tamanha semelhança com as referências utilizadas. Foi possível, de fato, visualizar e reviver cenas e momentos nas calçadas íngremes do Pelô. Já as locações, também foram escolhidas estrategicamente: Abrigo Lar Franciscano e Capela Santa Isabel, ambos no largo do Pelourinho. Tais espaços abrangem o bairro da Saúde, onde Claudia morou, quando pequena.

Nas gravações em estúdio para o clipe, houve a presença de um Cubo que simbolizou uma caixa de memórias: são mais de duas mil fotos que resgatam imagens antigas de Claudia e de Hungria Hip Hop, em diversos momentos de suas vidas. Composição de Claudia com Tatau e Xixinho, “Saudade” é considerada uma das grandes apostas para o carnaval 2019 junto com Balancinho. Válido destacar que Claudia lança clipe através de uma nova plataforma presente dentro do Youtube: o Premiere. A novidade é que antes do vídeo ser lançado oficialmente no canal da cantora, aparece uma página (como se o clipe já estivesse disponível) com uma contagem regressiva e um chat para interação com os fãs. Juntos, eles acompanham a contagem regressiva e assistem ao clipe, que é lançado como uma transmissão ao vivo para todos ao mesmo tempo.

Ariana Grande usou a mesma plataforma no lançamento de “Thank U, Next”. O fato de Claudia realizar essa ação no Brasil só reforça ainda mais sua busca por inovação a cada novo projeto.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.