Economia global poderá sofrer grande declínio devido ao novo vírus


Pandemias são capazes de arruinar cerca de 5% da economia mundial e ainda podem causar o prejuízo de US$ 570 bilhões.

Após o anúncio que há casos do Coronavírus na América, Europa e na Ásia, houve uma mudança drástica na economia. O dólar está em grande evidência, bolsas desabaram e até mesmo o valor do petróleo caiu, devido ao medo de que a China comece a diminuir seus pedidos. Pois, a economia chinesa pode afetar mundialmente as outras.

A proporção que esse vírus está tomando mundialmente, está deixando todos angustiados. Pelo fato dos países hoje em dia estabelecerem conexão entre si, esse vírus se espalharia rapidamente e provocaria uma enorme crise econômica.

Hoje em dia, pesquisadores concluem que se houver uma pandemia tal qual o vírus ‘influenza’ em 1918, que prejudicou cerca de 500 milhões de pessoas, custaria 4,8% do PIB mundial. Até mesmo a ONU, já anunciou que uma pandemia, nos dias atuais, acabaria com 5% da economia do mundo.

Seja epidemia, endemia ou pandemia, todas são capazes de desestruturar a economia dos países. Seja por meio dos comércios e/ou turismo. Hotéis, empresas aéreas e produtos de alto valor são bastante prejudicados.

Tedros Ghebreyesus, anunciou um alerta importante. Segundo ele, está faltando investimentos por parte dos líderes do mundo, de modo a se precaver contra as doenças, afirmou o secretário-geral da Organização Mundial da Saúde. “Uma pandemia pode colocar economias e nações de joelhos. Por isso, saúde pública não pode ser apenas um problema dos ministros da saúde”, disse Ghebreyesus. Ele ainda ressaltou que há uma ênfase no investimento contraterrorismo, porém o que podem ser mais mortais e prejudicar à sociedade, os vírus, esses são deixados de lado.
As pandemias não incitam tanta atenção, porém possuem alto poder de destruição!

Fonte: Época