Home > Notícias > Enem 2019: Mec divulga locais do exame; saiba como ter acesso ao seu cartão de confirmação digital

Enem 2019: Mec divulga locais do exame; saiba como ter acesso ao seu cartão de confirmação digital

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou os locais de prova para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os participantes podem acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem, pronto para download nas plataformas Apple Store e Google Play.

Com o Cartão de Confirmação da Inscrição, os candidatos podem ver seu número de inscrição e o local do exame (com endereço e número de sala). A prova será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro de 2019, dois domingos seguidos. Há 5 milhões de inscritos para o exame.

A prova começa às 13h30. Porém, o Inep aconselha que os estudantes cheguem ao local do exame com antecedência de pelo menos 1 hora. Os portões serão abertos ao meio-dia, e fechará às 13h, horário de brasília. Depois disso, ninguém mais conseguirá entrar para fazer a prova.

Ainda com o auxílio do cartão, o candidato poderá ter acesso à opção de língua estrangeira escolhida durante a inscrição e o tipo de atendimento específico e/ou especializado com recursos de acessibilidade. No último caso, só serão aceitas as solicitações que foram feitas previamente e que foram aprovadas.

O Inep também sugere que os candidatos levem o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso nos dois dias de prova. Além disso, o instituto pede para que os candidatos não deixem para acessar o documento simplesmente na véspera da prova.

Aplicativo do Enem

O dispositivo é gratuito e possibilita acesso a informações do Enem. O usuário tem acesso, por exemplo, ao cronograma da prova, mural de avisos, edital, vídeo do edital em língua brasileira de sinais (Libras), notícias, o programa Hora do Enem, da TV Escola, entre outras informações. O local do exame também estará disponível no aplicativo. Depois da conclusão das provas, os estudantes poderão analisar no aplicativo o gabarito e o resultado final, de acordo com o cronograma de divulgação.

O Enem 2019 ocorrerá em 1.727 municípios brasileiros. Quem já finalizou o ensino médio ou vai encerrar este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os participantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos e aos financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil.

Fonte: uol

You may also like
Revisão do Enem estará disponível para estudantes que se sentiram prejudicados na prova