ÚLTIMAS Vanessa Haddad

Exposição: Orixás – Sincretismo do Nosso Brasil acontece em São Paulo

Exposição: Orixás – Sincretismo do Nosso Brasil acontece em São Paulo

Exposição: Orixás – Sincretismo do Nosso Brasil acontece em São Paulo 

 

O  evento  tem  como  objetivo promover  o  reconhecimento ,valorização das  religiões de matriz  africana, preservação e difusão da arte, da história e da memória cultural brasileira, tendo como referência a presença dos Orixás e o sincretismo no Brasil.  

As religiões de matriz africana foram incorporadas a cultura brasileira há muito, quando os primeiros escravizados desembarcaram no Brasil, encontraram em sua fé e religiosidade uma forma de preservar suas tradições, seus idiomas nativos, conhecimentos e valores trazidos da grande “mãe” África. E assim como tudo que fazia parte deste universo, tais religiões – apesar de sua influência e importância na construção de nossa cultura nacional – também foram muito perseguidas e, em determinados momentos da história, até proibidas. Já em nossa atualidade, os ataques mais expressivos às religiões de matriz africana vêm das chamadas religiões ‘neopentecostais’, que comumente as rotulam de ‘culto aos demônios’, ‘crendices’ e ‘feitiçarias’. Isso tudo, gera uma ignorância com relação a essas culturas e cria um ambiente de hostilidade, propício para intolerância, proporcionando sofrimento aos praticantes e a todos aqueles que fazem parte da população negra,   

A exposição “Orixás – Sincretismo do nosso Brasil” conta com peças exclusivas, assinadas pelo artista plástico Miguel Angelo, que retrata de forma lúdica, inspiradora, criativa, por meio de suas obras, adereços e imagens, referências na religiosidade das nações africanas, todo seu vasto, exótico e rico fundamento.  

Mostra que a criatividade pode ser plena, que o domínio de diversas técnicas podem transformar elementos simples em grandes obras e tendo o Candomblé / Umbanda como principais fontes de inspiração. 

No  dia  30  de Julho  acontece  coquetel de  abertura da  exposição para   de Imprensa e convidados ,neste  dia  o  evento contará com a presença do Pai  Toy Voduno Eduardo de Lissà ,iniciado em 2002  no Djedje Mahin neto de Djalma de Lalu deu continuidade em sua trajetória espiritual no tambor de Mina Jeje Nagô se tornando filho de Nochê Agonjai Sandra de Xadantã filha de Pai Francelino de Xapanã ( in memorian )  se consagrando Toy voduno babalorisà da nação jeje tendo como diferencial o culto aos orisàs nagôs gentis e aos voduns bem como a família de encantados dentre essas família de légua bogi , família da gama, família da Turquia, família da bandeira, família dos lençóis , surrupiras e pajelança . 

Ele sempre teve interesse por diversos assuntos espirituais e místicos estudando tarot cigano , rosa cruz , projeção astral e aspectos fundamentais de umbanda e kardecismo visando completar sua trajetória espiritual através de estudos contínuos ,iniciado  no  Reiki em  2002. 

 

Serviço Completo: 

Coquetel de Abertura :30 de Julho  

Data: 30 de julho 2018 a 31 de Agosto 2018. 
Duração – 30 dias 

Horário: De 2 a 6 feira  das 10 h ás 17 hrs 

SalãoEstação Cultura 
Local: Rua Mauá, 51 – Térreo – Luz – São Paulo  SP 

Entrada Franca  

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.