Home > Notícias > Facebook pode estar monitorando usuários pela câmera de seus celulares sem permissão, entenda como

Facebook pode estar monitorando usuários pela câmera de seus celulares sem permissão, entenda como

O Facebook pode estar envolvido em mais um caso de violação de privacidade de seus internautas, desta vez afetando principalmente usuários de iOS. De acordo com informações do site The Next Web, a maior rede social do mundo estaria se beneficiando das câmeras dos iPhones equipados com a versão 13.2.2 do sistema operacional da Apple para gravar a ação de usuários de forma inadvertida e sem aviso prévio.

A situação se iniciou com o internauta Joshua Maddux, que gravou um vídeo e publicou em seu Twitter, onde ele mostra que, ao rolar a tela de seu feed de notícias, há uma pequena “tripa” em um dos cantos da tela mostrando seu carpete (justamente para onde a câmera estava apontada). Isso aconteceu sem nenhum tipo de pop-up ou alerta por parte do Facebook. O The Next Web disse ter sido capaz de reproduzir o suposto bug, mas ressalta que ele só ocorreu em smartphones que estão com o sistema operacional atualizado. A situação não se repete, por exemplo, em iPhones com iOS 13.1.3 e anteriores ou no Android 10.

Além disso, o caso parece ocorrer somente quando o usuário dá ao app do Facebook no iOS acesso à câmera do smartphone. Caso esse acesso não seja concedido, há indícios de que o aplicativo tenta realizar a gravação, mas é impedido pelo sistema operacional da Apple. A recomendação é a de revogar o acesso por meio das configurações (sabendo, contudo, que isso impacta na experiência de utilizar o Facebook em si) ou fisicamente cobrir a câmera. Ironicamente, o The Next Web diz que Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, não deixa a sua câmera exposta.

No momento, ainda não se sabe se a situação é algum tipo de bug devido a versão mais atual do iOS ou se trata-se de uma ação deliberada do Facebook. A rede social não fez nenhum comentário sobre o caso.

Fonte/Imagem: The Next Web & Canal Tech

You may also like
Confira o passo a passo de como usar o eDestinos para encontrar passagens aéreas com o menor preço
“Ok Google” Assistente virtual ganha integração para acessar aplicativos de bancos e pedir comida em deliverys
Apple quer mudar sua estratégia de vendas em relação às empresas rivais e pretende em 2020 lançar 4 Iphones de “baixo orçamento”
Confira 10 inovações tecnológicas que vão mudar a medicina nos próximos anos