Home > Ciência e Tecnologia > Filtros que simulavam marcações de cirurgia plástica são retirados pelo Instagram, entenda

Filtros que simulavam marcações de cirurgia plástica são retirados pelo Instagram, entenda

O Instagram vai retirar um dos filtros mais controversos dos últimos tempos. O plug-in em pauta, chamado de “Plastica”, transforma seus stories de modo a deixar seu rosto esticado, como se tivesse sido operado. A preocupação da empresa é dos impactos que esse aditivo pode causar nos jovens.

Em agosto, o Facebook divulgou que sua ferramenta (anteriormente restrita apenas para convidados) para criar filtros de rosto — a Spark AR Creators — era aberta ao público, deixando que qualquer pessoa criasse e publicasse efeitos para uso no Stories do Insta. Logo após, surgiu uma enxurrada de filtros controversos, como o “Fix Me”, um efeito que ilustra as marcas pré-operatórias feitas pelos médicos.

Mesmo que a Spark AR não tenha projetado o filtro, ela o aprovou para ser usado por um bilhão de usuários em toda a rede social. Uma publicação oficial feita pela Spark AR Creators diz que deseja que seus filtros “sejam uma experiência positiva”, além de confirmar que está reavaliando suas políticas. Enquanto isso, o Facebook, controlador do Instagram, está removendo os filtros existentes e evitando que novos apareçam.

Esta atitude do Facebook vai de acordo com uma outra ação revelada há pouco tempo, que indica um reforço em sua política de filtragem de publicações que tenham, justamente, um forte apelo a procedimentos estéticos, não permitindo que elas apareçam para usuários com menos de 18 anos.

Fonte: The Next Web

Imagem: FreePik

You may also like
Conteúdos de automutilação e suicídio serão banidos do Instagram
Painitto fala sobre encontro com seu novo filho
Tata Werneck anuncia finalmente o nome de sua filha com Rafael Vitti
Cantor filho do sertanejo Leonardo fala sobre diagnóstico de sua doença incurável