Fique atento ao pagar no crédito ou débito durante o carnaval


O carnaval é uma ótima oportunidade para se divertir, mas, ao mesmo tempo deve-se redobrar a atenção ao estar na rua curtindo, pois, é exatamente nesse momento que criminosos aproveitam para roubar seu cartão e senha.

Muitos pensam que são golpes bem estudados, totalmente planejados e aprimorados, mas não, disfarçadamente a ação é feita e seu cartão é trocado. O fato da rua está totalmente povoado, pessoas estarem atrás de trios elétricos e muitos aproveitando o momento, facilita para que criminosos mal-intencionados deem seus golpes e furtem muitas pessoas.


Por isso, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) avisa a todos para ficarem despertos quanto a isso. Pois, enquanto você digita a senha do seu cartão em algum estabelecimento, eles ficam vigiando e conseguem fazer a troca do seu cartão por outro em alguns segundos.

Adriano Volpini, diretor da comissão de prevenção a fraudes da FEBRABAN, dá um aviso importante: “Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita. Isso não pode acontecer. Lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos”. Volpi ainda salienta para conferir o nome do cartão e solicitar sua via assim que a compra for efetuada.


Afinal, qual a melhor forma?


Qualquer que seja a forma de pagamento, podem ser aplicados golpes com facilidade. Porém, são aplicados truques em cartões de crédito frequentemente por diversos motivos. Mas nesse quesito, você consegue recuperar seus dados do cartão de maneira mais rápida.


Rafael Santana, diretor de desenvolvimento de sistemas da Cielo, afirma: “O sistema do cartão de crédito pode avaliar se o pagamento realizado está dentro do perfil de compra e identificar um desvio de comportamento, que pode indicar um golpe. No caso do débito, isso é mais difícil porque o dinheiro sai da conta imediatamente”.

Rafael ainda comenta que o sistema de segurança consegue identificar rapidamente a quantidade elevada de compras. Além de entender que aquela quantidade que está sendo gasta está fora do padrão gasto pelo cliente.


Por isso a FEBRABAN orienta aqueles que possuem cartão a ativar o serviço de SMS ou e-mail, que lhe avisa quando alguma transação é realizada.


Outra alternativa ao pagar suas compras


Um método não muito conhecido hoje em dia é o pagamento por aproximação. Mas pode ser uma alternativa segura para fazer transações no carnaval.


O diretor da Cielo afirma: “O pagamento por aproximação é uma transação muito segura, assim como no uso de um cartão com chip com aprovação por senha. Todas as formas de pagamento digital são seguras, mas é importante ficar atento para não cair em golpes. Se o cartão não passar de primeira e o vendedor insistir para passar outras vezes, mesmo colocando a senha correta, desconfie que algo está errado”.


Essa nova forma de pagamento é mais prática, pois garante que você não perca o contato com o seu dispositivo, já que o pagamento por aproximação pode ser realizado por celular, cartões e até por smartwatch.


Fonte: ND