Mauro Naves se envolve no caso Neymar e é afastado na Globo

Mauro Naves, um dos principais repórteres esportivos da Globo, foi afastado de suas funções hoje (05) após a emissora descobrir que ele participou de forma direta no caso Neymar, no qual o jogador é acusado de estupro.

O comunicado do afastamento de Mauro foi feito dentro do “Jornal Nacional”, e lido por Wiliam Bonner. Na nota, a emissora explicou que Mauro repassou contatos do Pai de Neymar para José Edgard Bueno, primeiro advogado que cuidou do caso. O próprio pai de Neymar enviou uma carta para a Globo dizendo que Mauro repassou os contatos.

Por meio da nota, a Globo mostrou o tamanho da insatisfação por saber por terceiros a participação de Mauro Naves no caso, mas também salientou a confiança no profissional. Veja a nota completa a seguir:

“O Jornal Nacional publicou ontem a carta aberta divulgada pelos ex-advogados da mulher que acusa Neymar de estupro. Eles afirmam na carta que a reunião que fizeram com os advogados de Neymar foi feita a convite do pai do jogador. Hoje, em nota [enviada à TV Globo], o pai de Neymar desmentiu essa afirmação, disse que foi o advogado José Edgard Cunha Bueno que o procurou solicitando a reunião e que José Edgard obteve o contato dele por intermédio do repórter Mauro Naves, na quarta-feira da semana passada. O repórter confirma as afirmações da nota do pai de Neymar, mas somente hoje relatou a Globo sua participação no episódio.

“Em sua defesa, Mauro Naves explicou que se limitou a repassar os contatos de pai de Neymar ao advogado, a quem já conhecia, porque esperava conseguir a história com exclusividade e que, quando o assunto se tornou público, avaliou que sua participação não teria relevância”.

O âncora reforçou a competência do profissional, porém disse que as atitudes contrariavam as diretrizes da emissora e, por isso, foi afastado de suas atividades voltadas à cobertura esportiva.

“Mauro Naves é um excelente profissional, com grandes contribuições ao jornalismo esportivo da Globo. Mas há evidências de que suas atitudes neste caso contrariaram a expectativa da empresa sobre a conduta de seus jornalistas. Em comum acordo, o repórter Mauro Naves deixará a cobertura de esportes da Globo até que os fatos sejam devidamente esclarecidos”.

Há 31 anos no canal dos Marinho, Mauro Naves se preparava para a transmissão do amistoso Brasil e Qatar, porém foi afastado e está em Brasília com familiares.

Cláudio Augusto

Sobre Cláudio Augusto

Me chamo Claudio Augusto, tenho 22 anos e sou jornalista formado pela UFG (Universidade Federal de Goiás), com passagem pelos laboratórios de programas da Rádio Universitária da UFG e estágio na editoria do programa Jornal do Campo, da TV Anhanguera de Goiânia.

Ver todas as mensagens de Cláudio Augusto →

Deixe uma resposta