Primeiro emprego como jovem aprendiz

Quantas vezes você jovem se viu em uma situação desesperadora em não conseguir se inserir ao mercado de trabalho? A conclusão do ensino médio, pressão dos pais para você ir trabalhar, só aparecem vagas de trabalho no qual você não se identifica, ou até mesmo por você não ter a qualificação necessária? Pois é, você não é o único com esse problema, mas a equipe do Minuto livre tem uma ótima dica para lhe dar.

O sistema de aprendizagem teórico e prática para qualificação profissional Jovem Aprendiz engloba jovens de 14 à 24 anos de idade, podendo ter sua primeira experiência na carteira de trabalho ou até mesmo uma boa colocação no mercado de trabalho, segundo a lei 10.097/2000 as empresas possuem cotas mínimas para atender esta demanda promulgada em lei pelo Governo Federal, isso traz o estímulo de inserção de jovens no mercado de trabalho. Há diversas leis que regulamentam e amparam os aspectos da contratação do aprendiz.

Conforme acordo e contrato feito com a empresa, geralmente o aprendiz irá trabalhar 4 dias da semana em uma carga horária máxima de 6h diárias, e o quinto dia é tido para o jovem cursar técnicas administrativas ou da área competente ao trabalho, entrelaçando aprendizagem teórica e prática. As empresas têm dado cada vez mais espaço para jovens aprendizes, e isso é importante para o adolescente buscar essa oportunidade, ver que o aprendizado se faz constante no mundo corporativo trabalhista, e quem sabe até conseguir uma efetivação na empresa em caso no término de contrato o jovem já seja maior de 18 anos.

Um exemplo de organização sem fins lucrativos que traz muitas oportunidades para tornar-se um jovem aprendiz é o ESPRO – Ensino Social Profissionalizante, atuando na capacitação profissional e inclusão de jovens no mercado de trabalho. Com sede em São Paulo o Espro possui diversas unidades pelo país, como por exemplo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Salvador, Campinas e Porto Alegre.
São feitas parcerias com diversas empresas multinacionais, bancos, instituições filantrópicas e por aí vai na vasta gama de segmento, é uma grande oportunidade para o jovem sair da ociosidade ou insegurança para inserção ao trabalho, entre no site e cadastre seu currículo já, poderá ser o primeiro grande passo para sua história de sucesso profissional:
https://www.espro.org.br

Leandro Mendonça

Sobre Leandro Mendonça

Administrador e fundador do site Minuto Livre. Atua em sites de entretenimento desde 2009, e contribui atualmente para o site NaTelinha.

Ver todas as mensagens de Leandro Mendonça →

Deixe uma resposta