Procurando emprego? Confira 5 dicas de como elaborar um currículo impecável


É enorme o número de candidatos vetados para uma vaga de trabalho muito antes de chegar na entrevista com o recrutador. Uma das razões mais comuns para essa eliminação prematura é um currículo pouco convidativo. Analisando isso, separamos algumas dicas que irá ajudá-lo a ter um currículo vencedor.

É sempre bom lembrar que quando você busca por um novo emprego, qual é a primeira a coisa que o empregador olha? Seu rosto? Errado. É o currículo! Esse documento é a sua primeira impressão e melhor maneira de mostrar o porquê você deve ser contratado.

“A principal maneira de ser notado é ter o melhor currículo possível, demonstrando suas habilidades e competências de forma clara”, explica a gestora de carreira, Claudia Deris.

O currículo não tem um modelo certo ou errado, mas existem sim algumas informações fundamentais para que ele seja notado com bons olhos, e elementos que não podem faltar.

Descubra dicas sobre como ter o currículo impecável:

1) Pesquise sobre o perfil da empresa

Primeiro, analise a empresa em que você deseja ser contratado, qual é o perfil dela? O que não poderia faltar para trabalhar lá? O que poderia se tornar um problema? Com as respostas dessas indagações, você define alguns parâmetros para iniciar. Relembrando sempre que estas indagações iniciais são indispensáveis até mesmo para você averiguar a compatibilidade do seu perfil profissional com o tipo de profissional que a empresa procura.

2) Modelo pronto pode ajudar, mas deixe a sua marca

É possível pegar um modelo da internet, mas não se estagne a ele. O design, formatação, organização, etc, são excelentes quando tem sua marca pessoal.

3) Seja objetivo na descrição de seus dados profissionais

Ao contar sobre suas experiências profissionais, exponha as atividades mais complexas e importantes que você desempenhou e lembrando que o currículo não deve passar de duas páginas.

4) Jamais esqueça das informações importantes

Não deixe faltar nenhuma das suas informações fundamentais. Às vezes, por falta de atenção, você pode esquecer algo importante como o telefone de contato, ou e-mail.

5) Seja sincero com seu perfil profissional

Em nenhum momento minta, valorize suas habilidades dentro da sua realidade. O mercado de trabalho procura por profissionais íntegros. Menos é Mais!

“Com um currículo assim, você só precisará se preparar bem para a entrevista, pois com certeza será chamado”, completa Claudia.

Mais dicas para produzir um currículo vencedor

Um resumo breve e claro de suas habilidades e experiências pessoais, abaixo das suas informações de contato, permite as companhias uma visualização rápida e resumida de suas principais capacidades e ambições de trabalho.

Em geral, é o primeiro lugar que o recrutador olha quando pega um currículo na mão, sendo assim, descreva suas realizações e qualificações de maneira objetiva.

Outra sugestão é corresponder a descrição da oportunidade, tentando utilizar adjetivos que sejam semelhantes aos utilizados no anúncio da vaga. Por exemplo, se o empregador dá prioridade para alguém com “capacidade de liderança eficaz”, assegurar-se de demonstrar isso na primeira parte de seu currículo, utilizando o espaço indicado ao resumo profissional e características pessoais.

Além do mais, não adianta ressaltar seus sucessos profissionais no currículo se você não terá como comprová-los em seguida. Ao listar suas realizações, o conselho é ter em mente que o que realmente impressiona os empregadores são os números. Exemplificando, se o candidato puder ilustrar suas conquistas com fatos e números, isto é, descrever o quanto de receita que trouxe para o negócio naquele ano ou como clientes aumentaram seu investimento na marca, faça com objetividade.