Programas Televisão Bernardo Vieira

Profissão Repórter desta quarta-feira (26/09) fala sobre tensões em áreas indígenas

Profissão Repórter desta quarta-feira (26/09) fala sobre tensões em áreas indígenas

Exibido pela Globo, o Profissão Repórter desta quarta-feira (26/09/2018), fala sobre tensões em áreas indígenas.

Os municípios de Tabatinga, no Amazonas, e de Dourados, no Mato Grosso do Sul, configuram duas áreas indígenas que fazem parte das fronteiras do Brasil e registram tensões, carências e polêmicas. O ‘Profissão Repórter’ desta quarta-feira, dia 26, vai às duas cidades e mostra os conflitos existentes.

No Amazonas, Mayara Teixeira, confere a realidade de uma comunidade Ticuna, que, em 2008, criou uma guarda voluntária com o objetivo de combater o consumo de álcool nas aldeias. Com a autorização do cacique, a repórter acompanha as rondas noturnas e o dia a dia dos voluntários, que contabilizam 45 guardas indígenas. O consumo de álcool aumenta o índice de violência e suicídio na comunidade, por isso, é proibido em áreas indígenas, independentemente da idade.

Outra região indígena visitada pelo ‘Profissão Repórter’ remete à Guerra do Paraguai. Terras que antes pertenciam ao Paraguai passaram a ser colonizadas pelo estado brasileiro, que confinou os Guarani-Caiowaa. Hoje, com pouco espaço para as famílias cultivarem seus alimentos, os indígenas ocupam fazendas e geram grandes conflitos por terras.

O repórter Julio Molica revela o que mais chama atenção na região: “as pessoas raivosas”. Os conflitos também prejudicam os fazendeiros que possuem uma quantidade pequena de cabeças de gado. Outro caso que chama atenção é a morte de um fazendeiro em 2016, revelada por índios que fazem parte de uma associação que tenta incentivar indígenas a contarem suas próprias histórias.

A atração está prevista para ser exibida em São Paulo, e em todo Brasil, a partir das 23h45 logo após mais uma exibição do Futebol 2018.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.