Home > Notícias > Projeto para simplificação de legalização das startups é aprovado na câmara

Projeto para simplificação de legalização das startups é aprovado na câmara

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços aprovou o Projeto de Lei Complementar 462/17, que facilita a legalização de empresas que trabalham com inovação, o que inclui as startups. O texto altera a Lei do Simples Nacional.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), ao texto do original do ex-deputado Otavio Leite, que criava o Inova Simples, um regime tributário especial com objetivo de flexibilizar as regras para empresas cujo foco maior é promover a inovação em diversas áreas, como é o caso das startups.

Na opinião de Alexis Fonteyne, a versão original esbarra nas restrições legais relativas a benefícios de natureza fiscal cuja previsão orçamentária não está explícita, enquadrando-se nas vedações da Lei de Responsabilidade Fiscal. Já o substitutivo apenas simplifica a legalização de empresas, visando à criação de um ambiente de negócios sem burocracia.

“A melhor política econômica é a desburocratização e a garantia para que pequenos empresários possam empreender e gerar riqueza”, disse o relator. “O arcabouço jurídico deve garantir o direito de empreender àqueles que desejam fazê-lo”, continuou.

“A despeito da importância da inovação para o desenvolvimento tecnológico do País e da necessidade de fomentar o setor, entendo que ampliar as distorções tributárias para tal fim não vai de encontro à boa prática e podem aumentar a ineficiência da economia brasileira”, concluiu Alexis Fonteyne.

Tramitação


A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Depois, seguirá para o Plenário.

Fonte: Agência Câmara

You may also like
Programa “Verde Amarelo” novo projeto do Governo para incentivar contratações de Jovens no mercado de trabalho
Aplicativo TruckPad recebe investimento de Full Truck Alliance chinesa
3 mil cartões são reenviados pela Nubank para garantir proteção de clientes
Alcolumbre e Maia assinam promulgação da reforma da Previdência e mudanças entram em vigor