Programas Televisão Bernardo Vieira

Roda Viva desta segunda-feira (25/03): Roberto Azevêdo

Roda Viva desta segunda-feira (25/03): Roberto Azevêdo

Exibido pela TV Cultura, o Roda Viva desta segunda-feira (25/03/2019), entrevista com Roberto Azevêdo, diretor geral  da Organização Mundial do Comércio.

Entre as temáticas abordadas na entrevista, estão os prós e contras da entrada do Brasil no clube dos ricos, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e a possível perda de vantagens nas relações com parceiros tradicionais.

Com uma longa carreira no Ministério das Relações Exteriores, voltada principalmente para o setor econômico, Roberto Azevêdo serviu, entre outros postos, nas embaixadas de Montevidéu e Washington. Além disso, chefiou o Departamento de Economia do Itamaraty e, em 2013, foi eleito Diretor-Geral da OMC para um mandato de quatro anos, sendo reeleito, por unanimidade, em 2017.

De seu posto, em Genebra, Azevêdo enfrenta negociações para a derrubada de barreiras tarifárias e maior abertura no comércio global. Com a experiência adquirida em décadas de negociações, ele chama a atenção para o risco de o Brasil abrir mão de posições já conquistadas em troca de promessas que podem não se viabilizar.

Compõem a bancada de entrevistadores José Alfredo Graça Lima, embaixador e membro do Cebri – Centro Brasileiro de Relações Internacionais; Roberto Giannetti da Fonseca, economista e empresário; Cida Damasco, colunista do jornal O Estado de S. Paulo; Raquel Landim; repórter especial do jornal Folha de S.Paulo; e Carlo Cauti, editor-chefe do portal de notícias econômicas Suno Notícias e correspondente de vários jornais italianos.

A apresentação é Ricardo Lessa com desenhos do cartunista Paulo Caruso.

A atração está prevista para ser exibida em São Paulo, e em todo Brasil, a partir das 22h logo após o Jornal da Cultura.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.