Home > Vida e Saúde > Saiba porque praticar exercícios antes da primeira refeição do dia ajuda na queima de gordura

Saiba porque praticar exercícios antes da primeira refeição do dia ajuda na queima de gordura


O café da manhã é verdadeiramente muito importante ao organismo. Mas, será que ele precisa necessariamente ser a primeira coisa a se fazer no dia? Pesquisadores britânicos fizeram um estudo e entenderam que este hábito pode prejudicar os resultados de atividades físicas.


Segundo o estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, a relação entre comer e se exercitar é maior do que imaginávamos. E a ordem em que estes são realizados pode influenciar em como o organismo trabalha, podendo aumentar ou diminuir o controle do nível de açúcar no sangue.

1º grupo: Os que faziam exercícios antes de quebrar o jejum matutino
2º grupo: Os que faziam exercícios após o café da manhã
3º grupo: Não realizaram nenhuma mudança no seu estilo de vida


Treinar em jejum

Todavia, os resultados da análise apontaram que o grupo destinado a praticar atividades antes do café da manhã teve a queima de gordura duas vezes maior que o grupo 2. De acordo com os pesquisadores, isso acontece devido a atividade da insulina, hormônio responsável por regular a quantidade de glicose no sangue.

Quando acordamos o nível de insulina está baixo devido ao tempo que passamos sem ingerir qualquer tipo de alimento durante a noite. Desse modo, os especialistas apontam que ao praticarmos atividades com o nível de insulina ainda baixo, o corpo precisa utilizar o estoque de gordura do corpo como fonte de energia.

Entretanto, os estudiosos alertam que isso não significa maior perda de peso. Porém, segundo Javier Gonzalez um dos autores da pesquisa, os benefícios foram mais profundos e positivos para a saúde. As próximas tarefas dos autores serão avaliar os efeitos a longo prazo e se os resultados também serão válidos para mulheres.

Fonte: Terra