Cotidiano Curiosidades Andrea Nakane

Suas memórias cravadas em Arte.

Suas memórias cravadas em Arte.

Xilogravuras personalizadas tornam-se um presente inesquecível!

Xilogravura… se alguém perguntar se você conhece essa técnica de arte, certamente você irá hesitar… o nome é difícil, mas com certeza você já apreciou esse trabalho, sobretudo vinculado a cultura nordestina.

A xilogravura é uma técnica de impressão de imagens a partir de uma matriz de madeira. Uma arte que conta mais de 1500 anos e tem suas primeiras aparições conhecidas na China. No Brasil, a xilogravura se consolidou através dos folhetos de cordel. Mestres cordelistas – como o ícone J. Borges – começou a produzir gravuras para ilustrar a capa de seus folhetos. Desde então a xilogravura e o cordel tornaram-se praticamente um só.

Para se produzir uma xilo – como carinhosamente é chamada – deve-se primeiro desenhar na madeira o desenho almejado e com instrumentos chamados goivas (parecidos com pequenas facas) retirar as partes que não devem ser inclusas no momento que o desenho “saltar” e ficar em alto relevo.
Posteriormente, com um rolo de borracha e tinta este desenho é molhado e é impresso no papel com o suporte de uma colher de pau (dessas de cozinha mesmo) ou um prensa.

Hoje em dia a xilogravura já tem seu próprio caminho, mas ainda mantém forte parceria com a literatura de cordel e por seu estilo rústico tem conquistado muitos apreciadores.
Razão pela qual o artista Cadu Souza teve uma ideia genial de registrar e perpetuar por meio da xilogravuras memórias mais marcantes das vidas das pessoas.


Cadu recorda que “a partir de 2013 comecei a ouvir as primeiras histórias de vida das pessoas, mergulhá-las na estética da xilogravura popular e devolvê-las numa xilogravura só delas, única. Hoje já retratei mais de 150 histórias de amor, nascimentos, reencontros, separações, reconciliações…momentos na história de pessoas comuns e por isso mesmo muito especiais.”

No dia dos Namorados, a procura para que Cadu crie as xilogravuras personalizadas aumenta exponencialmente, já que é um presente inusitado e carregado de emoções.
O trabalho do artista já está muito além do território brasileiro e sua obra já está presente em países como França, Alemanha, Espanha e Estados Unidos.

E o próprio Cadu comenta que sua imersão na arte da xilogravura ocorreu por um processo de resgatar suas memórias, que o estimulou a começar a versar rimas de cordel, sentindo que para que esse trabalho ficasse completo, era preciso de ilustrações, e nada melhor, que a arte da xilogravura. Foram alguns anos, até que ele conseguisse atingir a adequação e qualidade exigida pelo trabalho e seu caminho foi tão exitoso, que atualmente, é sua atividade principal.

Não há margem de dúvida, quem recebe uma xilogravura personalizada, tem uma experiência sem igual e que poderá ser guardada para sempre!


Um belo presente para os Namorados, Amigos, Familiares… enfim para todas as sensíveis pessoas de sua convivência.

Contatos: Fone/whatsapp: 11 96364-9146
Redes sociais:
Instagram – https://www.instagram.com/xilogravurasdobenedito/
Facebook – www.facebook.com/beneditofrifri
Site: www.cordeldobenedito.wixsite.com/xilogravuras
Email: xilogravurasdobenedito@gmail.com

Sobre o autor | Website

Relações públicas em constante busca de experiências que nos deixem um sorriso nos lábios e uma memória afetiva em nossas mentes e um pulsar de felicidade em nossos corações

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.