Veja 5 dicas imperdíveis para encontrar vagas de emprego pela internet




Diversas ferramentas na Internet auxiliam usuários em busca de emprego. Redes como LinkedInVagas.com, Trabalha Brasil e Jooble permitem encontrar vagas e cadastrar perfis com currículo. Além disso, muitas plataformas possuem seus próprios aplicativos, como é o caso do Glassdoor e do próprio LinkedIn, que estão disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS).

No entanto, não basta criar uma conta e usar as plataformas sem critérios. É importante adotar hábitos e práticas para tornar o perfil mais competitivo e ter sucesso em eventuais processos seletivos. Ter uma rede ampla, um perfil bem preenchido e usar diferentes ferramentas são algumas das ações que podem ajudar a encontrar a vaga ideal. Confira, na lista a seguir, cinco dicas para encontrar oportunidades de emprego na Internet.

1. Preencha todos os campos do perfil em plataformas de busca de emprego

Preencher adequadamente todos os campos do perfil é uma boa forma de se destacar nas ferramentas. Só no Brasil, o LinkedIn possui cerca de 29 milhões de usuários cadastrados, por exemplo. Portanto, é preciso se tornar relevante.

Adicionar competências, mídias e atualizar as informações sobre cargos atuais são ações que aumentam a força de seu perfil. No LinkedIn, a criação de uma URL personalizada é um procedimento que favorece, inclusive, o alcance do perfil em mecanismos de busca como o do Google.

Além disso, um perfil completo causa boas impressões em recrutadores, enquanto campos vazios podem passar a impressão de desleixo por parte do candidato. Em alguns casos, o trabalho de preencher os campos do perfil em uma plataforma pode ser reaproveitado em outras. O Glassdoor, por exemplo, permite importar dados do LinkedIn, o que facilita a vida de usuários que buscam vagas em várias ferramentas.

2. Peça cartas de recomendação

Cartas de recomendação são uma ferramenta comum em processos seletivos tradicionais, e na Internet, não poderia ser diferente. Portanto, não hesite em pedi-las aos contatos de suas redes. Caso esteja procurando uma oportunidade em empresas específicas, você também pode solicitar a indicação de amigos ou contatos que trabalhem nelas.

Lembre-se também que recomendações não se restringem à busca por vagas. Amigos e demais contatos podem escrevê-las baseando-se em suas competências e experiências prévias. Desse modo, o perfil do candidato mostrará não apenas sua habilidade em criar redes, mas também o reconhecimento que suas qualidades alcançaram ao longo de sua trajetória, tanto em meio a colegas como clientes.

3. Adicione pessoas ao seu perfil

Plataformas de busca de emprego não são como outras redes sociais. Nessas ferramentas, adicionar pessoas desconhecidas é uma conduta positiva. Por isso, não hesite em incluir estranhos em sua rede ou aceitar pedidos feitos por pessoas que você não conhece. Trata-se de uma estratégia saudável para ampliar sua rede de contatos, trocar informações sobre novas oportunidades e, além disso, descobrir novidades em sua área de atuação.

Além disso, um perfil com uma rede extensa é, geralmente, bem avaliado por recrutadores. Essa característica demonstra que suas ações, os conteúdos que cria ou compartilha e sua postura pública possuem um amplo potencial de interação e reconhecimento, o que é essencial para as metas de várias empresas.

Finalmente, tão importante quanto possuir uma rede ampla de contatos é ativá-la. Lembre-se que seus contatos podem vir a te indicar para alguma vaga, o que continua sendo um fator importante em processos seletivos. Utilize as plataformas, portanto, para manter uma rede ativa e em constante ampliação.

4. Pesquise vagas em diferentes lugares

Existem diversas modalidades de busca de vagas na Internet. Além das plataformas que funcionam por meio da criação de perfis, há também mecanismos alternativos, como os grupos de busca de emprego no WhatsApp e funções específicas de buscadores mais amplos.

Em 2018, por exemplo, o Google liberou uma função que ajuda a procurar vagas de emprego. Já o WhatsApp pode se tornar uma ferramenta útil para esse tipo de busca por meio da extensão Grupos para WhatsApp, disponível para o navegador Chrome. Por meio dela, é possível encontrar convites para grupos focados em oportunidades de trabalho, geralmente criados e administrados por usuários que buscam se realocar no mercado.

5. Confira como é o ambiente de trabalho da empresa com o Glassdoor

Assim como trabalhadores, empresas também são avaliadas em plataformas online. O Glassdoor, por exemplo, possui um amplo leque de avaliações referentes ao “ambiente de trabalho” de determinados locais, em que seus usuários deixam registradas suas impressões, vivências e opiniões acerca de determinadas companhias.

Trata-se, portanto, de uma ferramenta útil, que pode ajudar a escolher com critérios a quais vagas o usuário deseja se candidatar. Além disso, a plataforma pode ajudar a conhecer melhor a cultura de determinada empresa e, assim, verificar em que medida a vaga corresponde ao seu perfil.

Fonte: Tech Tudo